quarta-feira, abril 18, 2012

Higiene Corporal

Histórias sobre os dentes, e a importância da escovação.(Árcaria Dentária)

CRIANÇAS DESDE PEQUENOS APRENDENDO A UTILIZAR O FIO DENTAL.

Cuidado com a higiene do bebê.

Orientando as crianças como se dá banho em um bebê.

A utilização do sabonete na hora do banho.

Secando o bebê,com uma toalha limpa.

Explicar para as crianças a importância de se enxugar bem.

Penteando os cabelos.

Respeito as diversidades culturais.

Sejam amados e respeitados.

Higiene com as unhas, sempre limpas e curtas.

Maquiagem.

Dia do Livro

     As turmas Pré I, Pré II e Pré III, foram visitar a biblioteca municipal e a da escola.
     Os alunos se encantaram com os livros que manusearam e puderam trocar ideias sobre as imagens.
     E as professoras do turno da manhã: Carem, Marilaine, Cristiane, Marilei e Claci contaram histórias, após as crianças fioram assistir o Sítio do Pica Pau Amarelo, que tem os personagens do escritor Monteiro Lobato.






Monteiro Lobato

   Contista, ensaísta e tradutor, este grande nome da literatura brasileira nasceu na cidade de Taubaté, interior de São Paulo, no ano de 1882. Formado em Direito, atuou como promotor público até se tornar fazendeiro, após receber herança deixada pelo avô. Diante de um novo estilo de vida, Lobato passou a publicar seus primeiros contos em jornais e revistas, sendo que, posteriormente, reuniu uma série deles em Urupês, obra prima deste famoso escritor.
   Em uma época em que os livros brasileiros eram editados em Paris ou Lisboa, Monteiro Lobato tornou-se também editor, passando a editar livros também no Brasil. Com isso, ele implantou uma série de renovações nos livros didáticos e infantis.
     Este notável escritor é bastante conhecido entre as crianças, pois se dedicou a um estilo de escrita com linguagem simples onde realidade e fantasia estão lado a lado. Pode-se dizer que ele foi o precursor da literatura infantil no Brasil.
   Suas personagens mais conhecidas são: Emília, uma boneca de pano com sentimento e idéias independentes; Pedrinho, personagem que o autor se identifica quando criança; Visconde de Sabugosa, a sabia espiga de milho que tem atitudes de adulto, Cuca, vilã que aterroriza a todos do sítio, Saci Pererê e outras personagens que fazem parte da inesquecível obra: O Sítio do Pica-Pau Amarelo, que até hoje encanta muitas crianças e adultos.
    Escreveu ainda outras incríveis obras infantis, como: A Menina do Nariz Arrebitado, O Saci, Fábulas do Marquês de Rabicó, Aventuras do Príncipe, Noivado de Narizinho, O Pó de Pirlimpimpim, Reinações de Narizinho, As Caçadas de Pedrinho, Emília no País da Gramática, Memórias da Emília, O Poço do Visconde, O Pica-Pau Amarelo e A Chave do Tamanho.
   Fora os livros infantis, este escritor brasileiro escreveu outras obras literárias, tais como: O Choque das Raças, Urupês, A Barca de Gleyre e o Escândalo do Petróleo. Neste último livro, demonstra todo seu nacionalismo, posicionando-se totalmente favorável a exploração do petróleo apenas por empresas brasileiras.
    No ano de 1948, o Brasil perdeu este grande talento que tanto contribuiu com o desenvolvimento de nossa literatura José Bento Renato Monteiro Lobato (Taubaté, 18 de abril de 1882São Paulo, 4 de julho de 1948)] foi um dos mais influentes escritores brasileiros do século XX. Foi um importante editor de livros inéditos e autor de importantes traduções. Seguido a seu precursor Figueiredo Pimentel ("Contos da Carochinha") da literatura infantil brasileira, ficou popularmente conhecido pelo conjunto educativo de sua obra de livros infantis, que constitui aproximadamente a metade da sua produção literária. A outra metade, consistindo de contos (geralmente sobre temas brasileiros), artigos, críticas, crônicas, prefácios, cartas, um livro sobre a importância do petróleo e do ferro, e um único romance, O Presidente Negro, o qual não alcançou a mesma popularidade que suas obras para crianças, que entre as mais famosas destaca-se Reinações de Narizinho (1931), Caçadas de Pedrinho (1933) e O Picapau Amarelo (1939).
Dia do Livro: Confeccionado a Emília, do Sítio do Pica Pau Amarelo, turma Pré II.
     

Higiene Pessoal e Higiene Corporal

     Dando continuidade ao projeto Saúde na Escola, as professoras Juciane e Marilei trabalharam durante a semana, atividades relacionadas a importância dos hábitos de higiene com o nosso corpo.
Desenharam o rosto, colaram a no cabelo, simbolizando a importância do cabelo limpo.





Sensibilizar as crianças para a necessidade da higiene dos cabelos, cuidado com os piolhos!



Criança com piolho.

     Explicado como penteamos os cabelos, cada um penteou o seu na frente do espelho.

     Foi confecionado um cartaz com embalagens de produtos para distinguir os de higiene pessoal e os de higiene do lar.

     Experiência com mãos, mãos na terra para mostrar a necessidade de se lavar as mãos antes das refeições.



Dia do Indio

     Senhor, os índios são pessoas como nós. Eles têm o direito à terra, ao alimento, à dignidade.
     Senhor, cuide para que eles sejam amados e respeitados.
     Na semana que antecede o Dia do Índio, os alunos do Pré A, trabalharam com releituras, assistiram filmes e dramatizaram histórias sobre os mesmos, também confeccionaram um cartaz que seria entregue a uma escola da Comunidade Indígena, mas como não foi possível realizar esse passeio, o cartaz foi enviado para o Km 10 onde se realiza a festa que reune todas as comunidades da Reserva do Guarita, com votos de estima e apreço pelos índios, não somente da nossa escola, mas de todo Brasil, finaliza a professora Márcia Souza.

NOSSA ESCOLA

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Lenira de Moura Lutz, é um marco de referências educacionais. A mesma tem uma caminhada de muitas lutas, conquistas e realizações de projetos na formação da identidade dos educandos como cidadãos conscientes de sua responsabilidade social e cultural.

ESCOLA LENIRA CRIA SEU PRIMEIRO BLOG

Com o objetivo mais do que nunca de divulgar o que a escola vem desenvolvendo quanto à educação, e mais do que isso, por saber que é responsabilidade da mesma a qualidade das suas ações no ensino, acreditamos que tornando-as pública, seja através da Internet, seja através da impressa falada é uma forma de levar nossa mensagem de ensino a toda comunidade escolar, regional e porque não dizer mundial, como compromisso sério com a educação dos nossos alunos/filhos.







Neste sentido, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Lenira de Moura Lütz cria seu primeor BLOG como um espaço público e democrático de mostrar ao mundo suas ações educativas enquanto instituição de ensino. A idéia de criarmos nosso blog sugiu numa reunião de planejamento com professores, onde os mesmo sentiram a necessidade de tornar pública suas ações educativas. Diante disto, mostramos a nossa comunidade local e regional, mais uma iniciativa da escola Lenira. Nosso diálogo agora, rompe as fronteiras locais da territorialidade e se expande para as da virtualidade pelo meandros da internet. Acessem, opinem, enfim, participem desta corrente que a rede nos possibilita, ou seja, pulsar nossas mensagens a todos nas mais diferentes circunstâncias que este espaço nos oferece.







NOSSO ENDEREÇO:



http://www.escolalenira.blogspot.com/



Forte Abraço.

E-mail para contato: finkfink@bol.com.br

Márcia Fink