sábado, outubro 09, 2010

Semana da Criança

Magia Infantil

Nas mãos das crianças o mundo vira um conto de fadas,
porque na inocência do sorriso infantil,
tudo é possível, menos a maldade.
Crianças são anjos,
são pedaços de Deus que caíram do céu para nos trazer a luz viva
que há de fazer ressuscitar a verdade que vive escondida em cada um.
De braços abertos a criança não cultiva inimigos,
sua tristeza é momentânea.
De olhos abertos a criança não enxerga o feio, o diferente,
apenas aceita o modo de ser de cada um que lhe dirige o caminho.
De ouvidos atentos a criança gosta de ouvir tudo
como se os sons se misturassem formando uma doce vitamina de vozes,
vozes que ela pode imitar, se inspirar para crescer.
Questionando, brincando, a criança está sempre evoluindo,
achando esse mundo um Paraíso,
mas a criança sabe no seu interior o que é o amor
e quer sugá-lo como se fosse seu único alimento,
não lhe dê uma mamadeira de ódio,
pois com certeza sua contaminação seria fatal e inesquecível.
Criança me lembra: cor, amor, arco-íris, rosas,
doce de brigadeiro,
tintas das cores: vermelha, laranja, azul, amarelo;
me lembra cachoeira, pássaros, dia de festa.
Ser criança é estar de bem com a vida,
é ter toda a energia do Universo em si.
Autora Rosana Pinheiro dos Santos


A  escola Lenira parabeniza a todas as crianças do educandário, as quais os professores juntamente com a direção da escola oportunizaram uma tarde com atividades na cama elástica, onde o brilho no olhar das crianças era a resposta da felicidade estampada em cada rostinho. Na sexta-feira as crianças ouviram a história da bela adormecida e saborearam um gostoso bolo e ainda receberam uma lembrancinha da Secretaria da Educação (SMEC). 







quinta-feira, outubro 07, 2010

ALUNOS DA 5a SÉRIE CRIAM TEXTO COLETIVO REFERENTE A ÁGUA

Coordenados pela professora Mariluce Selle Linn, no componente de Ciências, os alunos da 5a série elaboraram texto sobre o tema água, sendo que o mesmo foi publicado no Jornal Pedagógico do Saber da revista nosso amiguinho, seção produção do aluno. Leiam o que a turma produziu.
















A GOTINHA MARIQUITA
Era uma vez uma gotinha d'água chamada Mariquita.
Um dia o céu nublou e a gotinha Mariquita que estava dentro de uma nuvem começou a descer lentamente para a terra, até cair em cima de uma flor. Esta flor era falante como a gotinha d'água.
A flor então falou:
_ Oi! Como é seu nome?
A gotinha respondeu:
_ Oi! Eu me chamo Mariquita.
Conversando elas se tornaram grandes amigas.
Mas depois da chuva, sempre vem o sol. E foi o que aconteceu, os raios do sol atingiram a gotinha Mariquita e aos poucos ela foi sumindo feito mágica.
Isabela começou a chorar porque sua amiga sumiu.
Um besouro que assistiu toda a cena consolou a flor dizendo:
_ Pare de chorar dona flor, sua amiga apenas evaporou para as nuvens com o calor do sol e um dia irá voltar em forma de gotinha para a terra. Esse processo que a gotinha Mariquita passou se chama ciclo da água.
A flor Isabela alegreou-se e disse:
_ Que bom! Vou esperar ansiosa a volta da minha amiga na próxima chuva.

ADOLE ENCENA

Os alunos da 8a série do Ensino Fundamental da Escola Lenira realizaram um projeto de apresentação de histórias bíblicas para os alunos da Educação Infantil da escola. O trabalho foi coordenado pela professora Cleuni Almeida (coordenadora pedagógica) e pela regente do componente de Ensino Religioso, professora Lizete C.A. Ramos. Foi uma linda apresentação, as crianças muita atentas às encenações, adoraram o trabalho dos alunos da 8a.
Segundo a professora Lizete, "foi muito prazeroso desenvolver este trabalho, de modo que parabenizamos a todos os alunos da 8a série pelo apoio, participação e dedicação no desenvolvimento do trabalho proposto. Agradecemos também o apoio de todos os professores da Educação Infantil que nos receberam tão bem, bem como da direção da escola e demais professores que incentivaram nosso trabalho."






terça-feira, outubro 05, 2010

BIBLIOTECÁRIA DA ESCOLA LÊ HISTÓRIAS PARA ALUNOS DOS ANOS INICIAIS

A professora Mauricéia Parahyba, atualmente na biblioteca da escola Lenira, está desenvolvendo leitura com alunos dos anos iniciais. Esta atividade acontece uma vez por semana e é uma forma de incentivar o projeto que a escola desenvolve: "Histórias que encantam". Com o objetivo de promover a motivação para a leitura, a professora Mauricéia vai até a sala de aula dos anos iniciais e realiza a leitura de histórias infantis. Esta prática é vista pela escola como uma possibilidade outra de manter viva a leitura no espaço escolar, além de dar condições para que as crianças sejam alunos leitores e consequentemente, aprimorem o hábito e gosto pela leitura. 

NOSSA ESCOLA

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Lenira de Moura Lutz, é um marco de referências educacionais. A mesma tem uma caminhada de muitas lutas, conquistas e realizações de projetos na formação da identidade dos educandos como cidadãos conscientes de sua responsabilidade social e cultural.

ESCOLA LENIRA CRIA SEU PRIMEIRO BLOG

Com o objetivo mais do que nunca de divulgar o que a escola vem desenvolvendo quanto à educação, e mais do que isso, por saber que é responsabilidade da mesma a qualidade das suas ações no ensino, acreditamos que tornando-as pública, seja através da Internet, seja através da impressa falada é uma forma de levar nossa mensagem de ensino a toda comunidade escolar, regional e porque não dizer mundial, como compromisso sério com a educação dos nossos alunos/filhos.







Neste sentido, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Lenira de Moura Lütz cria seu primeor BLOG como um espaço público e democrático de mostrar ao mundo suas ações educativas enquanto instituição de ensino. A idéia de criarmos nosso blog sugiu numa reunião de planejamento com professores, onde os mesmo sentiram a necessidade de tornar pública suas ações educativas. Diante disto, mostramos a nossa comunidade local e regional, mais uma iniciativa da escola Lenira. Nosso diálogo agora, rompe as fronteiras locais da territorialidade e se expande para as da virtualidade pelo meandros da internet. Acessem, opinem, enfim, participem desta corrente que a rede nos possibilita, ou seja, pulsar nossas mensagens a todos nas mais diferentes circunstâncias que este espaço nos oferece.







NOSSO ENDEREÇO:



http://www.escolalenira.blogspot.com/



Forte Abraço.

E-mail para contato: finkfink@bol.com.br

Márcia Fink