sábado, fevereiro 05, 2011

Professora Mariluce da E.M.E.F. Lenira de Moura Lütz está entre os ganhadores do Programa Agrinho 2010

*        A equipe da Escola Municipal  de Ensino Fundamental Lenira de Moura Lütz, parabeniza a professora Mariluce Selle Linn, que está entre os ganhadores do Programa Agrinho 2010, na categoria Experiência Pedagógica.

        A professora Mariluce participou do Concurso com uma experiência pedagógica desenvolvida com alunos das séries finais do Ensino Fundamental da Escola Municipal Lenira de Moura Lütz e será comtemplada com uma TV LCD 19.

      A escola se sente honrada por saber que o trabalho desenvolvido, é reconhecido entre tantos outros participantes como um trabalho de qualidade, que vem  incentivar educadores a continuarem  com a proposta de busca de conhecimento constante, colocando em prática atividades como está bem sucedida.

Projeto SUSTENTABILIDADE



Durante toda a nossa vida nos beneficiamos do meio ambiente sem a preocupação de preservar os recursos que ele nos oferece. Por isso desencadeamos vários problemas que desequilibram a natureza, sendo um dos principais o acumulo de lixo que causa sérios danos e diminui a qualidade de vida dos seres vivos.



Hoje a produção desenfreada de lixo em nosso planeta está relacionada com o modo de vida da população que vive a época do descartável, ou seja, produtos utilizados uma só vez e que em seguida são jogados fora.



A idéia da sustentabilidade nos remete a uma análise de que se faz necessário a reutilização dos materiais descartáveis e a economia da água e da energia elétrica.



 Diante disso, foi observado na escola a necessidade de desenvolver o projeto sobre a sustentabilidade, acreditando que o ambiente escolar é um veículo com grande poder de transmissão de pensamentos e também auxiliador no processo de construção de um mundo melhor.



O objetivo deste projeto é sensibilizar para o aproveitamento do lixo e  estimular para hábitos relacionados a sustentabilidade, como:



·         Diminuir o consumo de produtos industrializados;

·         Reutilizar embalagens ou materiais;

·         Produzir alimentos saudáveis na escola utilizando o lixo orgânico como adubo;

·         Desenvolver a criatividade construindo novos objetos e obras de arte com produtos descartáveis.



O projeto foi desenvolvido nas disciplinas de educação ambiental e ciências com os alunos de 5ª série e na disciplina de artes com as turmas de 5ª, 6ª, 7ª e 8ª séries.



            A primeira atividade desenvolvida foi o diálogo com as turmas sobre o lixo produzido na escola, sendo que através da discussão sobre o lixo orgânico, surgiu com os alunos da 5ª série a idéia de cultivar uma horta escolar nas aulas de ciências e educação ambiental, com a participação de trinta alunos.


      Também houve a participação da comunidade e da família na coleta de adubo orgânico e litros PET, palestra com extensionista da EMATER e nutricionista da SMEC e, parceria com a Câmara Municipal de Vereadores que cedeu o terreno para a horta.


            Com os alunos de 5ª a 8ª séries na disciplina de artes, as atividades iniciaram com textos informativos, vídeo e confecção de obras de arte, com a participação de 124 alunos.

            Como resultado do projeto destaca-se que os alimentos produzidos na horta, além de serem utilizados na merenda escola, foram distribuídos para os alunos e para algumas pessoas da comunidade. Os alunos também levam mudas para suas casas ampliando assim o projeto. Já as obras de arte, além de serem expostas na Jornada Literária que acontecerá na Escola, serão levadas para ornamentar as casas dos alunos.


            Diante da proposta de trabalhar a sustentabilidade, que está relacionada intimamente com a melhor qualidade de vida dos serem humanos, entende-se que o trabalho realizado na escola proporcionou a construção do conhecimento de uma forma agradável e produziu bons resultados. 
Como a escola não tinha espaço para fazer a horta pedimos um terreno baldio para a câmara de vereadores


Antes de iniciar as atividades práticas, estudamos alguns textos sobre a importância e a composição do solo e as técnicas de melhoramento.

Textos e questionários foram trabalhados em sala de aula






Depois das aulas teóricas, os alunos foram para as aulas práticas

     Primeiro os alunos capinaram as ervas daninhas do terreno que ficou no solo para se decompor e tornar adubo.



    Como o solo não parecia fértil necessitou mais adubo, por isso os alunos que moram na zona rural juntaram esterco de gado e de aves e a caçamba da prefeitura recolheu e depois novamente com a ajuda dos alunos foi esparramado sobre o terreno.



   O lixo orgânico da escola também fez parte da adubação, mas aconteceu num processo mais lento, pois foi realizada uma composteira feita na própria terra onde eram depositadas cascas de frutas, folhas, grama cortada do pátio da escola e até mesmo resto de papeis. Depois esse lixo orgânico foi misturado com a terra ficando assim por dois meses. Quando o lixo orgânico virou adubo foi retirado com a pá e espalhado em lugares da horta que não havia nenhuma verdura plantada, dando mais tempo para o solo absorver o adubo.

Com a ajuda do monitor da escola, após a primeira chuva, os alunos semearam alface, rúcula, rabanete e cebola.
A germinação das sementes não ocorreu como esperávamos, porque houve a falta de chuva, e o sol era muito quente, mesmo molhando todos os dias, muitas sementes não germinaram.



As poucas mudas de repolho e alface que nasceram, foram transplantadas para outro canteiro. Mas, após a chuva maior que aconteceu, os alunos semearam outra vez as verduras, a qual se desenvolveu muito bem.




Em pouco tempo, a horta produziu salsa, cebolinha, rúcula, rabanete, alface, repolho, brócolis e beterraba.


As verduras foram saboreadas durante a merenda escolar.

Os alunos sentiram-se orgulhosos de produzirem a própria merenda e portanto degustaram as verduras com prazer.





Como a produção de rúcula foi grande, os alunos puderam levar para suas famílias. Além disso, tiveram oportunidades de levar mudas de alface, repolho e brócolis para cultivar em suas hortas domiciliares.

Os moradores e os professores próximos da escola também ajudaram no cultivo da horta escolar, molhando as verduras nos fins de semana e feriados, e como recompensa ganharam verduras para degustação.


O desenvolvimento desse projeto teve o auxílio da nutricionista Irlene, da rede municipal, que fez uma palestra sobre a importância de uma alimentação saudável.

A secretária da agricultura também colaborou no projeto.

Palestra com a equipe da EMATER.

Extensionista da EMATER falou sobre o dia mundial da alimentação.



Alunos produziram temperos.


     Já na disciplina de artes, iniciamos o projeto com a leitura de textos sobre os resíduos sólidos, nas páginas 16 a 22 da revista do agrinho. Depois os alunos responderam algumas questões sobre o texto.



    A idéia da sustentabilidade nos remete a uma análise de que se faz necessário a reutilização dos materiais descartáveis e a economia da água e da energia elétrica.








Com litros de garrafas pet, foi montados brinquedos.

Nas aulas de artes foram produzidos livros com caixas de fósforos.





NOSSA ESCOLA

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Lenira de Moura Lutz, é um marco de referências educacionais. A mesma tem uma caminhada de muitas lutas, conquistas e realizações de projetos na formação da identidade dos educandos como cidadãos conscientes de sua responsabilidade social e cultural.

ESCOLA LENIRA CRIA SEU PRIMEIRO BLOG

Com o objetivo mais do que nunca de divulgar o que a escola vem desenvolvendo quanto à educação, e mais do que isso, por saber que é responsabilidade da mesma a qualidade das suas ações no ensino, acreditamos que tornando-as pública, seja através da Internet, seja através da impressa falada é uma forma de levar nossa mensagem de ensino a toda comunidade escolar, regional e porque não dizer mundial, como compromisso sério com a educação dos nossos alunos/filhos.







Neste sentido, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Lenira de Moura Lütz cria seu primeor BLOG como um espaço público e democrático de mostrar ao mundo suas ações educativas enquanto instituição de ensino. A idéia de criarmos nosso blog sugiu numa reunião de planejamento com professores, onde os mesmo sentiram a necessidade de tornar pública suas ações educativas. Diante disto, mostramos a nossa comunidade local e regional, mais uma iniciativa da escola Lenira. Nosso diálogo agora, rompe as fronteiras locais da territorialidade e se expande para as da virtualidade pelo meandros da internet. Acessem, opinem, enfim, participem desta corrente que a rede nos possibilita, ou seja, pulsar nossas mensagens a todos nas mais diferentes circunstâncias que este espaço nos oferece.







NOSSO ENDEREÇO:



http://www.escolalenira.blogspot.com/



Forte Abraço.

E-mail para contato: finkfink@bol.com.br

Márcia Fink